Tags

, , ,

T5Tetsui Uchi, o “martelo de ferro” ou “martelo da mão” permanece a final uma técnica pouca utilizada e mesmo pouca conhecida, porem altamente potente e fácil de execução já que vem naturalmente: se você pede para alguém bater com o punho numa mesa, com instinto irá bater em Tetsui.

Utiliza-se a parte carnuda da mão assim solicitando  a “eminência hipotênar”,  porção muscular da palma da mão, logo abaixo ao dedo mínimo,  consistindo num grupo de três músculos, que controlam os movimentos desses dedos.

 Tetsui ou Tettsui?

Analisando os kanjis de Tettsui (鉄槌), descobrimos que   significa ferro e se pronuncia Tetsu quando 槌 significa martelo e se pronuncia Tsui.

Tettsui sería portanto a forma contraìda de tetsu + tsui : o martelo de ferro.

Podemos imaginar no entanto ortografar tetsui com 1 único “t”, considerando que trata-se de  Te 手 (=mão) + Tsui 槌 (=martelo) e que significaria portanto  martelo da mão ou  mão em forma de martelo?

Com toda aparência a tradução melhor mais amplamente admitida parece permanecer o martelo de ferro (鉄槌).

Aplicação de Tetsui?

De acima para baixo: é  Otoshi Tetsui Uchi  que identificamos na primeira ataca do Heian Shodan e onde a palavra martelo acha toda seu significado ja que usamos da mão como se usaria um martelo para colocar uma ponta numa parede. Ainda precisa se ter a sensação de cair bloqueando o quadril no momento do impacto e do kime.

De baixo para acima: é o Age Tetsui Uchi. Esse Tetsui será, por exemplo, utilizado para golpear o oponente na genital, parecendo um gedan barai cuja trajetória seria mantida. Conforme ao Gedan Barai, o quadril vai ser orientado no sentido contrario a técnica, ou outro braço sendo puxado em ikite com uma forte contração dorsal ( juntando os ombros)

Do interior para o exterior: é o Yoko Tetsui Uchi quando golpeamos do lado em Kiba dachi, porém em kekomi e não kyage, Assim como em Uraken a técnica sai do centro do corpo com uma vibração do quadril e uma forte contração das costas, projetando o cotovelo num movimento circular do interior para o exterior, o braço chegando por último.

Do exterior para o interior : é o Mawashi Tetsui Uchi, o punho fazendo um movimento circular para atingir o lado do adversário. Tecnicamente, o movimento se arma tal como um Soto Uke porem o braço se estica muito mais : levando o punho na altura da  cabeça e com um movimento circular do quadril (quando a técnica é feita de um único lado) o punho descreve um arco de circulo para frente que vem golpear na cabeça ou nas costelas, palmas direcionadas para frente.

hasami uchi

Chudan-morote-hasami-tetsui-uchi

Variação desse golpe é a técnica dupla e simultânea com os dois punhos do 26º movimento de Bassai daí, quando atacamos o adversário  em Chudan-Morote hasami-Tetsui- uchi ou ainda quando mais perto desse oponente, nos livramos da sua pegada dos nossos dois braços para contra atacar com uma dupla martelada ascendante   na altura do temporal : Jodan-Morote-yoko.tetsui-Uchi.

As possibilidades são infinitas e com certeza teremos esquecido outras variações.

Anúncios