Tags

, ,

È a força interior que da dignidade ao homem. Quem quer reforçar seu caráterbudo pode achar uma ajuda valiosa nas disciplinas tradicionais. Seja ele escolhendo estudar o budismo, o confucionismo, o xintoísmo, a caligrafia, a cerimônia do chá ou a arte das flores, cada um desse Do é para quem percorre seu caminho com sinceridade um meio para alcançar o objetivo maior do homem: a realização pessoal.

 Um antigo poema diz: “ Não importa a quantidade de trilhas nos pés da montanha, pois todos que alcançarão o topo contemplarão a mesma lua…

De todos os caminhos oferecidos ao homem para torna-se forte e generoso, são os Budos que certamente representam mais perigo para o corpo. É portanto importante treinar para não machucar-se. O estudante deve entender que manipular o katana com raiva e violência transforma a arma em Satsujin Ken ( a espada assassina). Muitos espadachins perderam a vida pois seus corações e espírito não eram puros. E apenas quando treina com coração e espírito puros que a espada vira Katsujin ken ( a espada que da a vida).

O Bushido é um conceito que manda cultivar a entrega de se, um espírito requerendo que cada um pudesse dar sua vida do outro que, em contraparte, apenas poderá inclinar-se frente a tamanha grandeza de quem se ofereceu.

De acordo com as regras do Bushido, um guerreiro aceita de morrer para quem entendeu ele com sinceridade. Essa idéia é considerada pelos puristas como a expressão da emoção a mais sincera e profunda que pudesse existir.  Assim o entrosamento com os mais antigos reveste a forma do respeito e vira amor quando esta direcionado aos mais jovens.

Para gostar de alguém seja muito humilde, é preciso olhar com calor e sensibilidade. È apenas dessa maneira que o homem pode desenvolver seu lado mais autentico sem ser influenciado pela sua posição social.

O espírito de abnegação evoca para os Japoneses, a gloriosa época do Japão feudal apesar esse espírito não ser exclusivo dos guerreiros. Hoje, numa época de paz, ainda existem provas vivas da sua existência. Acredito isso ser da maior importância. Assim na nossa sociedade moderna encontramos pessoas sempre dispostas a ajudar os outros e aceitando as tarefas mais árduas e ingratas, outros ajudando necessitados, outros entregando suas fortunas para a comunidade. Todos esses exemplos são provas de coragem moral e marcas de autentico espírito de abnegação.

A sociedade nunca se tornará um lugar agradável de vida para todos enquanto seus membros continuarão esperar dos outros as tarefas necessitando uma total abnegação.  Existem pessoas egoístas e cúpidas que não hesitem  em destruir todos que se encontram entre eles e seu sucesso. A riqueza pode garantir a quem se beneficia dela que seus herdeiros saberão usar adequadamente o dinheiro acumulado durante uma vida inteira? A experiência mostra que encontramos bastante herdeiros que desperdiçam no jogo o dinheiro acumulado pelos pais e favorecem o mau uso do mesmo por outras pessoas mau intencionadas, assim  perpetuando de fato a corrente da infelicidade.

São lembradas as palavras  que Saigo Takomori (1827-1877), um herói da era Meiji , teria pronunciado: “ Não deixem nenhuma herança para seus filhos”. Quanto a mim, concordo. Um indivíduo que nunca enfrentou algumas adversidades e provas na sua vida não pode esperar tornar se um homem sólido e de caráter. Não podemos também entender o sentindo de um ato generoso e sincero antes de ter experimentado o sofrimento. Reparemos que plantas criadas sobre estufas morrem quando transferidas no ar livre. Mas é também conhecido que flores crescendo na beira das estradas resistem melhor a frio, ao vento e a chuva. Desde sempre os seres vivos nascem, vivem e morrem  para deixar espaço aos seus descendentes. Na mensagem do budismo, esse processo chama se de “rinne” (mutação de uma alma de corpo para corpo).

220px-Musashi_ts_picNesse universo, o homem tem muito pouco tempo para viver: apenas no máximo cem anos. Acendam um fósforo. Ela queima, se consume e apaga se em poucas segundas. Porem o fato que se consumiu permanece para a eternidade.

No sutra Mujō Dōzen, no capitulo Michi, podemos ler: “Nem as coisas, nem a potencia, nem as condutas virtuosas podem resumir-se a simples fatos temporais. Nunca desaparecem mesmo se assim parecem, não pararão de ir e vir no mundo escondido (inconsciente) em função da lei natural do efeito e da causa.”

Os grandes esquemas do comportamento humano herdados do passado são gravados na nossa memória. Um velho poema nos conta que a vida de um homem é de curta duração:

“ o Homem deveria ser generoso

A pesar do seu tempo de vida ser tão fugitiva

Que a gota do orvalho na flor efêmera”

Eis um exemplo ilustrando perfeitamente nosso pensamento.A Flor efêmera se desenvolve nas primeiras horas da manha e encolhe se chegada a tarde, mas é possivel que vive ainda muito menos o homem e o poeta prefira compara o a essa gota do orvalho.

Deveríamos dar um objetivo a cada momento da nossa vida e nos esforçar para atingir esse objetivo de tal maneira a não sentir de nada amanha.  A cada seu destino e sua parte de sucesso. Sabemos de tantas pessoas que ignorando o sentindo da suas vidas foram alem das próprias limitas e perderam tudo.

Ritsuke Otake

Extraído de “A Espada e o Divino”

Tradução para o português de Xavier Henri Baudequin

Anúncios