Tags

, , , , ,

1425232_M03Pelo terceiro ano seguido, a Federação de Judô do Estado do Tocantins – Fejet, realizará o evento “Os Melhores do Ano do Judô Tocantinense”.  O evento será realizado no auditório da Assembleia Legislativa, nesta sexta às 19h, com a presença de judocas, familiares, apoiadores e público em geral.

“Esse evento é muito importante para que nós possamos premiar os atletas e associações que se destacaram ao longo do ano e ainda agradecer aos apoiadores da nossa modalidade”, explica Ton Pacheco, Presidente da Fejet.

Vários recordes foram quebrados este ano. Número de praticantes, número de competidores, núcleos de Judô, associações oficiais, vitórias fora do Estado e participação em eventos interestaduais e nacionais.

“Fica claro que estamos formando uma safra completa de judocas, em que não apenas um ou outro que consegue se destacar”, comenta o coordenador técnico da Fejet, Celso Galdino, se referindo aos importantes resultados nacionais, pulverizados entre pelo menos seis associações filiadas.

Um importante item a ser comemorado foi a aquisição de materiais de ponta para abertura de novos núcleos e competições de grande porte. Cerca de 300 competidores de três estados (Tocantins, Goiás e São Paulo) mais o Distrito Federal chegaram a participar da Copa Antônio Tenório, em junho.

Nos últimos três anos, o Ranking Tocantinense contou com 23 etapas estaduais, oito só em 2012 e sempre com medalhas e troféus de padrão internacional. Nunca se competiu tanto no Tocantins. Se lutou muito fora do Estado também, afinal houve viagens para todas os campeonatos oficiais do calendário da CBJ, tais como Brasileiro Regional, Brasileiros Finais, Olimpíadas Escolares e Universitárias Nacionais, Sulamericano Máster e até para Seletiva para a Seleção Brasileira de Base.

A tocantinense Ennilara Lisboa, de apenas 16 anos, depois de vencer duas paulistas e uma capixaba, perdeu a vaga na seleção por apenas uma vitória. A mesma Ennilara conquistou recentemente sua segunda medalha nas Olimpíadas Escolares – um bronze e um ouro em 2010 -, suficiente para lhe valer mais um ano de bolsa-atleta do Ministério do Esportes e o título de Atleta Destaque 2012 no evento Melhores do Ano do Judô Tocantinense.

A associação campeã do ranking estadual foi a AD Guerra/SESI. A equipe fez sua primeira medalha no Brasileiro Regional; foi a agremiação tocantinense com mais medalhas de ouro no Interestadual em Goiás – oito no total; foi campeã geral da Copa Antônio Tenório; fez 28 campeões do ranking por categoria e três campeãs geral de suas classes de idade.

“É incrível como nossa turma está se desenvolvendo rápido, e olha que o nosso foco nem é a parte competitiva!”, conta Fred Guerra, Presidente e professor da associação.

Fonte: Portal Confederação Brasileira de Judo

Anúncios