Uma vez concedida, nunca será jamas retirada uma graduação de faixa preta do seu titular. Essa é a regra comunamente admitida na paisagem das artes marciais (a não ser, como muitas vezes occoreu em certa federação de karatê do Pernambuco, o karateka ter tido a loucura de emitir qualquer opinão contraria a tese oficial da sua diretoria oficial…).

Um famoso presidente de entidade do Recife, auto proclamado “mito vivo do karatê” e único 10º dan do karatê brasileiro, alias completava : ” Caso queirem tirar minha graduação, ja que comentam tanto, que venham…Eu me seguro !” (nossas saudações e amizades ao Mestre supremo!).

Regulamentos internos determinam no entanto que atletas e filiados podem ser expulsos e desmoralizados de entidades. Porem, tirar a graduação, principalmente de yudansha parece impossivel. Lembramos que  “Yudansha “significa “que tem graduação” mas que no sistema tradicional de graduação existem apenas as  seguintes diferenciações:

Deshi: aluno da escola

Uchi Deshi: aluno que vive dentro da escola e que pode chegar a executar certos serviços em contraparte do ensinamento

Renshi: Aluno avançado da escola

Kyoshi: instrutor da Escola

Hanshi: mestre da escola

Shihan : Grão mestre da escola (em muitas delas so será atingido após chegar ao 8º dan)

Menkyo kaiden: Diploma extremamente restrito concedido ao aluno que tem um conecimento extenso das tecnicas da escola, inclusive as tecnicas secretas.

Para o praticante, sabemos no entanto que o sistema Kyu/Dan utilizado no sistema moderno de ensinamento  e principalmente que essa graduação de faixa preta, é sinonima de muito trabalho e sacrificio ( enquanto que de inicio deveria mais ser enxergada como ponto de partida, de compromisso para o longo termo) : quem teria o coragem de questionar isso !

Ficamos feliz isso nem ser questionado no Brasil, onde federações até continuam apresentando na suas relação de yudanshas, a mais inusitadas figuras, tal como por exemplo na Federação Pernambucana de Karatê. No site da CBK verificamos efetivamente que tal Federação continua ter dentro dos seus yudansha, o famoso Jorge Negromonte Beltrão, 2º Dan, o famoso canibal de Guarahuns atualmente preso, que amava tanto seus alunos ao ponto… de comer alguns deles !!!!

faixapreta FPKTodos no koto…e “bon appétit !” .

Anúncios