por  José Augusto Maciel Torres

 

É desejo de todos os seres humanos a longevidade e a boa saúde, tanto no Ocidente como no Oriente. O Taoísmo,cuja origem é chinesa, valoriza muito o corpo, pois o considera um principio fundamental para o equilíbrio humano. Acreditando que o homem é uma replica do universo. Onde dentro da existência cósmica o homem é o MICROCOSMO e o universo o MACROCOSMO. Possibilitando acreditar que SAÚDE é sinônimo de OBEDIENCIA e doença, de forma contraria, é somente a DESOBEDIENCIA. Pois ao desobedecermos as leis que regem o contexto psicobioespiritual(mente,corpo e espírito) que regem o universo e o homem teremos a falta da saúde. Sendo assim é de suma importância estarmos em comum acordo com as leis cósmicas para obtermos uma boa saúde e longevidade.

No Taoísmo o corpo é um grande auxiliar para a evolução espiritual do ser humano. Daí foram desenvolvidos diversos métodos e técnicas somáticas para se chegar a este fim dento do Taoísmo.  As atividades somáticas dentro do Taoísmo, para obtenção da boa saúde e da longevidade, não se resumem em um apego ao corpo ou uma visão meramente narcisista e sim um mecanismo para iluminação. No Taoísmo ter um corpo saudável é um pré-requisito para se obter uma grande circulação celestial plena e então possibilitar atingir altos níveis de lucidez e equilíbrio emocional. Um corpo conturbado pode interferir na quietude psicológica de uma pessoa. Gerando obstáculos mentais para a evolução espiritual do individuo. french_1_china_cn

Para os taoistas que aspiram o estado de XIANREN (longevidade plena ou imortalidade) é uma grande conquista vital. No taoísmo inicialmente o praticante faz o cultivo do YANGSHENG KUNG ( o kung para nutrir a vida) objetivando fortalecer e purificar o corpo e a mente.Este termo designa incontáveis formas e seqüências de movimentos. Cada região da China desenvolveu seqüências e formas especificas de YANGSHENG. O cultivo do YANGSHENG é fundamental para o progresso em outras praticas taoistas.Para a longevidade o YANGSHENG é muito importante. Pois sua pratica fortalecem todo o sistema orgânico. Revitalizando e rejuvenescendo as células,sistema nervoso e demais partes do corpo humano.Este cultivo possibilita leveza da energia vital (denominada de CHI para os chineses e Ki para os japoneses) e purificação. Graças a este método podem ser transformadas as deficiências congênitas e reestruturar uma nova linhagem genética fisiológica. Ampliando o CHI nos rins. A herança da linhagem genética de caráter ancestral pode ser transmutada com o YANGSHENG e até mesmo o DNA pode ser modificado com este método. Nas praticas taoistas isto é de suma importância.Precisamos entender o principio do corpo para então evoluirmos na análise da longevidade. A harmonia orgânica é fundamental, que se caracteriza por ser o CHING, que é a essência vital fundamental de coesão e desenvolvimento físico que é a essência da vida.

O princípio do CHI deve ser adotado para esclarecer que a longevidade somente pode ser obtida mediante um enorme grau de energia vital constante. Durante o dia o corpo é o gerador de uma imensidade de energia e isto varia de acordo ao modo de vida e comportamento da mente esta quantidade de energia,maior ou menor,trabalha como ZHUO CHI (energia venenosa) e SICHI(energia morta) que provoca danos nos tecidos e nas células. Resultando então no envelhecimento. Ao termos o aumento da energia teremos então uma elevação do padrão CHINGCHI (energia pura) e SHENGCHI (energia viva), que é muito além do que o corpo comum pode gerar. Com isso poder-se-á obter um maior estabelecimento de quietude nas células e uma maior multiplicação delas. De forma renovada e não gradativa,como ocorre normalmente. Pois o corpo humano ao passar dos meses é totalmente renovado. Ocorrendo substituições. De forma semelhante ocorre com o esqueleto humano. Isto acontece de forma degradativa e leva a ser uma troca desgastante e não renovada. Com o uso deste método taoista esta troca natural acontece de maneira que o corpo e o esqueleto fiquem melhores do que o anterior. As mudanças constantes do sistema corporal esclarecem esta troca de corpo. Constantemente a vida está se renovando e é baseado nisso que os princípios taoistas da longevidade se fundamentam.

As técnicas de YANGSENG atuam no sangue e na medula transformando e elevando o CHI dos elementos somáticos. Renovando constantemente todo o corpo e seus aliados. É importante observarmos constantemente o nosso modo de vida. Lembrando sempre a busca do sucesso é diferente da busca da felicidade. Sucesso é algo externo e felicidade é interna, e altamente individual. Uma vida cheia de stress, que é uma resposta fisiológica e/ou psicológica a um agente estressor, jamais irá possibilitar ao individuo ter boa saúde e longevidade. Pois o corpo humano precisa de posturas mentais e espirituais elevadas para poder dar respostas somáticas positivas. Evitando então as, famosas,ndoenças psicossomáticas. Temos sempre que está com nossa vida voltada para benevolência social. Que se caracteriza por ser a base para nossa evolução espiritual e que conseqüentemente irá evitar diversas patologias somáticas e psíquicas.

A luta constante para TER que acaba nos levando a nos afastar do SER, algo comum no mundo moderno, nos leva para longe do maior ideal do ser humano:VIVER MUITO E BEM e conseqüentemente ser FELIZ. É importante para termos saúde integral,dentro da visão taoista,com características psicobioespirituais(mente,corpo e espírito),que saibamos conduzir o nosso coração e espírito para todo um processo de humanismo,solidariedade e ,acima de tudo, AMOR AOS NOSSOS SEMELHANTES. Ao nos aproximarmos da sabedoria teremos maiores discernimentos que nos levara até a quietude orgânica,que é denominado de cultivo do SHEN. Longevidade,no taoísmo,não é imortalidade. Imortalidade no taoísmo é um termo usado para se referir ao DESPERTAR e/ou ILUMINAÇÃO SUPREMA e não o fato de não morrer.Imortalidade é o estado de consciência atemporal e união ao contexto cósmico universal,que pode por muitos ter a denominação de DEUS. Sendo uma consciência vazia que nunca nasceu. Sem inicio e fim. Pois imortal é o ser que se integrou em WUCHI(vacuidade) e no TAO (Todo infinito sem formas). A longevidade é um eterno processo de homeostase .Conduzindo um total ausência dos desequilíbrios físicos ,mentais,sociais e espirituais. No taoísmo o importante para se viver bem e ter longevidade é está satisfeito consigo mesmo e respeitar todos os seres humanos como eles são e não dentro da maneira que queremos que eles sejam.  “Não sei o segredo da FELICIDADE,mas sei o da INFELICIDADE:tentar agradar a todos “….

Anúncios