1626159586_smallQuando um organismo vivo e dotado de sisteme nervoso ( o que exclui os acnidários anteriormente evocados por certa professora de karatê atualmente ensinando essa modalidade no Recife-nota do redator) esta incluído num ambiante novo, ele geralmente imediatamente recolhe informações sobre esse ambiante no intuito de familiarizar-se e melhor adaptar-se com o mesmo.

 

Esse ambiante caracteriza-se por um conjunto de eventos produzidos simultaneamente ou seqüencialmente. A familiarização consiste em aprender sobre as relações sincrônicas ou diacrônicas que existem entre esses eventos. O homem possui um sistema de tratamento da informação muito sensível as co-presencias , co-variações e dependências seqüencial dos eventos caracterizando as situações ambientais.

 

O reconhecimento de uma situação sincrônica permite identificar mas rapidamente e facilmente as situações: se uma situação X caracteriza-se pela co-presencia de dois eventos A e B, então a única percepção do evento A ou do evento B permite identificar a situação X. Isso fica bastante interessante e capital nas situações quando o organismo deve tomar uma decisão ou responder num tempo limitado sobre a identidade de uma situação. A pressão do tempo impede ele selecionar uma resposta em função de todas as eventualidades em aparência pertinentes dentro de um conjunto de informações cuja maior parte no entanto representa certa poluição a tomada de decisão.

Nesse caso, o organismo deve optar por um conjunto limitado de informações no entanto suficiente para identificar a situação.

 

Por outro lado, o conhecimento de uma relação diacrônica permite prever os eventos a chegar: si uma situação X caracteriza -se pela sucessão ordenada dos eventos A e depois B, então a única percepção de A induz que B esta para seguir.

 

Na atividades de luta de percussão, os combatentes procuram em permanência elementos recurrentes de eventos sincrônicos ou diacrônicos no comportamento do adversário. A analise desses elementos esta indispensáveis para favorecer reações rápidas e estratégias adaptadas com os acontecimentos do contexto ambiante. Esse processo de pesquisa é chamado aprendizagem cognitivo.

Anúncios