Mitsuyo Maheda

Mitsuyo Maheda

por Jose Augusto Maciel Torres

Mitsuyo Maeda também conhecido como “Conde Coma“,nasceu na aldeia de Funazawa,cidade de Hirosaki,no Japão,em 18 de novembro de 1880 e faleceu em Belém,no Brasil,em 28 de novembro de 1941.Obteve nacionalidade brasileira com o nome de Otávio Mitsuyo Maeda.

 

A história do Conde Coma se confunde com o nascimento do jiu-jitsu no Brasil,pois foi ele que atou como pioneiro do jiu-jitsu e do judô no Brasil Em 1894 entrou na Waseda University,em Tóquio, e um ano depois passou a treinar judô no Kodokan,sendo aluno direto de Tsunejiro Tomita,quarto dan.Maeda iniciou nas artes marciais com o sumo,mas devido a sua baixa altura ( 1,60 metros) seu baixo peso(70 kg) o impediu de se desenvolver neste estilo marcial.

 

Maeda era um excelente lutados e ficou famoso como “o homem das mil lutas“. Já em 1904 após ter ganho diversas lutas em campeonatos, Maeda, quarto dan, abandonou os campeonatos.Tornando-se uma lenda dentro do judô,na sua época,no Japão.

Em 1904 Maeda vai para os Estados Unidos da América,pois o presidente Roosevelt queria ter em seu pais as fundamentações marciais do judô. O primeiro lugar onde Maeda deu demonstração de judô em EUA,ao lado de Tsunejiro Tomita, foi na Academia do Exercito Norte-Americano em West Point.

Durante uma outra demonstração de luta nos EUA, Maeda estava,como sempre,acompanhado de Tomita,que inclusive era o seu instrutor.Nesta oportunidade eles iniciaram com um kata.Mas o público não entendeu. Daí um lutador de luta livre que se encontrava na platéia desafiou os de para um combate real. Maeda então começou a lutar e com alguma dificuldade acabou derrotando-o. Esta derrota criou uma revolta entre os presentes. E o público exigiu que Tomita lutasse também com um desafiante,haja vista que ele era o mestre marcial de Maeda,que se mostrou excelente lutador.Mas Tomita já tinha uma idade avançada e estava fora de forma.Mesmo assim aceitou lutar,mas foi facilmente derrotado.

Isto levou posteriormente Maeda a se dedicar aos desafios de lutas e sagrou vencedor na maioria deles.Lutando na América,Europa e muitos paises do mundo.

 

Em 1913,após passar pelo México e por Cuba ,Maeda chega ao Brasil.Inicialmente aportou em Santos,e depois de passar por várias cidades brasileiras,se fixou em Belém,capital do Pará.Ele se apaixonou pelo Brasil,em especial pela cidade de Belém,onde se ausentou por algum tempo e acabou depois voltando para fixar residência definitiva.

Em Belém Maeda ensinou a Carlos Gracie e os possibilitou dar os primeiros passos,depois junto com toda sua família,que os tornaram mundialmente famosos.

 

 

Anúncios