por Jose Augusto Maciel Torres

O Sensei M.Ueshiba

O Sensei M.Ueshiba

Ao tecermos comentários sobre Morihei Ueshiba estamos falando de uma lenda marcial.Pois a criação do aikido pelo O Sensei,como ele é conhecido mundialmente,não se caracterizou pelo surgimento de uma arte marcial somente,mas sim,uma nova visão de vida onde os padrões psicobioespirituais(corpo,mente e espírito) se juntam em um mecanismo marcial envolto em concepções ontológicas que transcendem a parte somática.

 

 

Morihei Ueshiba nasceu no Japão em 1883, e cresceu na cidade de Tanabe,prefeitura de Watayama. Apesar de no período em que nasceu Ueshiba não existirem mais samurais no Japão, ele herdou dos seus antepassados um grande amor pelas artes marciais e desde cedo passou a se dedicar aos treinos marciais.Apesar de ter uma saúde frágil e um corpo franzino.

O Mestre Morihei desde cedo tinha um raciocínio muito rápido e gostava muito de ler.Apesar disso,devido a sua mente inquieta e percepção aguçada, deixou os estudos muito cedo.Porém,ao abandonar o ensino formal passou a estudar budismo em um templo,de forma informal,conhecendo os ritos e cantos com fluência.

Morihei Ueshiba desde cedo começou a trabalhar.Porém não se adaptou aos empregos que teve em sua cidade.Obrigando o seu pai em 1901 a o enviar para Tóquio com objetivo de arrumar um emprego melhor.Ele então em Tóquio se deu bem como comerciante e deu inicio a pratica formal de artes marciais,pois antes treinava técnicas marciais,mas de forma informal.Retornou a Tanabe algum tempo depois e se casou com uma parente de nome Hatsuo Itogawa. Preparando-se ainda neste período para se alistar no exercito.

 

No primeiro exame que Ueshiba fez para entrar no exercito foi reprovado.Já no segundo exame obteve aprovação.Indo para a Guerra .Após ser aprovado no exercito ele foi para um regimento de infantaria em Wakayama.Ueshiba se destacou na vida militar e teve muito sucessos nas movimentações de guerras nas quais participou.Porém ao deixar o exercito colocou que as guerras são terríveis e é algo que não gostaria mais de participar.

Após deixar o exercito Ueshiba passou a se dedicar ao desenvolvimento físico.Condicionando seu corpo por meio de severas atividades somáticas.Treinando também muitos estilos marciais.Indo devido a isso a varias cidades do Japão a procura de mestres marciais que o treinasse e lhe ensinasse novas técnica.Conseguindo ser no Japão um dos maiores conhecedores de artes marciais.

Durante esta peregrinação pelo Japão em eterno treinamento marcial, Morihei Ueshiba ,começou a questionar o valor bélico das artes marciais e ao mesmo tempo burilar o seu espírito sobra a importância do uso do KI na marcialidade.Dentro desta caminhada psicobioespiritual(mente,corpo e espírito) vivida por Ueshiba,ele já estava fazendo experimentações vivenciais para a futura criação do aikido.Incluindo a colocação do DO,que tem como principio maior o CAMINHO ESPIRITUAL.Inclusive Ueshiba sempre fazia meditações com a finalidade de obter respeito por todas as coisas existentes no universo.

Durante este processo de busca Ueshiba passou por varias experiências que o ajudaram a desenvolver sua liderança e visão espiritualista.Colocando as artes marciais dentro de uma visão panteísta,onde Deus se encontra em tudo e em todos,inclusive na natureza.Entre seus feitos durante este seu processo evolutivo foi eleito Membro do Conselho da vila Kamiyubetsu em Shirataki.

Ueshiba se tornou aluno marcial de Sokaku Takeda e a ele dedicava uma grande deferência e respeito.A pesar do Mestre Sokaku Takeda ter um temperamento muito difícil o Ueshiba o considerava muito.Com o Mestte Sokaku Takeda ,Ueshiba aprendeu as técnicas marciais do Aiki Jujutsu Daytoryu que muito o ajudaram na criação do aikido.

Em 1919 ao receber a noticia de que seu pai estava doente,Ueshiba resolveu ir vê-lo pessoalmente.Durante sua caminhada para rever o seu pai enfermo soube da existência do Reverendo Wanisaburo ( ou Onisaburo ) Deguchi,líder espiritual da Omoto-Kyo,uma nova religião.Foi então até Ayabe,prefeitura de Kyoto,onde se encontrava a Igreja Central do Omoto-Kyo,par afazer orações para a melhora da saúde dos seu pai. Mas ,infelizmente ao chegar em Tanabe soube do falecimento dos eu pai.Isto o abalou muito.Levando-o a querer se dedicar mais aos estudos espiritualistas e ao pleno desenvolvimento marcial.

Através dos múltiplos conhecimentos adquiridos aliados aos vários treinamentos marcias Morihei Ueshiba acabou criando o aikido,que representa um legado marcial,de cunho espiritualista,nascido no Japão,que é conhecido e respeitado mundialmente.

Mestre Morihei Ueshiba veio a falecer em 26 de abril de 1969.

 

Anúncios