Mestre Kan Wing Yat
Mestre Kan Wing Yat

Reproduzimos aqui a entrevista concedida ao Bubishi pelo Mestre de Wing Chun Kan Wing Yat, aluno do famoso Mestre Chow Tze Chuen no decorrer da qual ele falou um pouquinho mais detalhado do o que representa o Wing Chun que pode ser treinado em Recife na Academia Dojo Luas com o Sifu Alvaro Andre (Tel (81) 3428 2601)

Qual é a particularidade, a especificidade do Wing Chun ?

O regra básica da gente, o que mais preza, é a linha central, a economia do movimento, o controle da energia … mexe muito com energia … mais precisa utilizar pouca força e usa mais a força do adversário…

 O Wing Chun é principalmente para luta de perto ?

È um sistema de luta sim para combate de perto mas também de mais longe… Tem no entanto bastante técnicas de pernas. O uso de técnicas de pernas permitem lutar de mais longe. As mesmas vão até no máximo da cintura do adversário. Não tem chute alto não pois tal chute são muito perigosos. Se existem em vários tipos de artes marciais, no nosso não. No máximo até a altura da cintura do outro. Chamamos chute “abaixo de saia”.

 Mas o que são mais características e reconhecidas técnicas do Wing Chun são as de braços e punhos…

Sim é verdade mas ta errado pensar que é só isso…

Sabemos que o aluno de Yip Man , o meste Chow, desenvolveu muitas técnicas de pernas…

Verdade! Mestre Chow foi meu professor. Ele usava muita pernas, também para quebrar pernas por exemplo ou enganar. As pernas se tocam para criar desequilibro e tirar as base do adversário.

Mestre Yip Man tive dois professor. Isso não é comum !

 Não! Essa historia não é bem como assim! Quando foi para Hong Kong ele aprendeu com o filho de (Lang Chan), Quando voltou treinou com aluno do mestre… Não foi realmente outro professor.

Isso ajudou a criar outro estilo?

Não ele sempre treinou o mesmo estilo. Aprendeu com o mestre, depois com o filho e um aluno do mesmo. Portanto sempre treinou a mesma escola….Muitas pessoas não sabem da verdadeira historia e pensam coisas erradas. Tem outra coisa muito importante. A Wing Chun tem muito linhagem diferentes. Pois se eu passei meu ensinamento para vários alunos, cada um poder desenvolver um estilo um pouco diferente já que cada um tem suas particularidades. Alguns são duros, outros mole… Alguns entendem logo outros acham ter entendido. Igual ao Yin e ao Yang. Certos só querem utilizar força dura. Na realidade tem que saber alternar as fazes duras e mole, mexer com a explosão unicamente no momento de tocar ou bater no oponente. Mas a gente não precisa utilizar a força pura. Sempre precisa para utilizar menos força pura e maior concentração muscular. No entanto ainda sobram pessoas para querer aprender o Wing Chun utilizando força contra força. Mas isso alem de não ser tão eficiente não e bonito. Pode sim utilizar uma força interna, de baixo. Tan sao?

Hoje quantas linhagem de Wing Chun existem?

 Cada família pode ate dizer ter seu próprio estilo Então tem muitos. Mas sempre fica a mesma raiz, a mesma base. Ate Bruce Lee com seu Jeet kune Do continua praticar Wing Chun pois observando bem, na sombra, é Wing Chun mesmo. Isso é obvio quando você vê lutar ele nesse filme contra o Chuck Norris no Coliseu. Todo mundo pensa que criou outra coisa. Mas ele não saiu da essência mesma do Wing Chun. Ate na maneira de pensar e de refletir ele personifica o Wing Chun. Tem infelizmente muitas pessoas que pensam que pode misturar o Wing Chun com outro tipo de artes marciais ou que pretendem ter aprendido Wing Chun com professor ate do exterior cujo nem conhecemo o nome. Isso é o problema dele de não saber quem é quem. Ele chegam ate as vezes para me mostrar estilos de Wing Chun que eu acho não tem mas nada a ver com a nossa escola, estilos que estão fora do caminho. Isso parece Wing Chun mas na realidade pra mim não é. Essa pessoas as vezes me chamam para corrigir eles. Isso não me interessa corrigir pessoas que nem aprenderão os fundamentos como não mexer os ombros. Eu aprendi assim. Agora se essas pessoas querem mexer diferentemente é problema delas. Mas não tem nada a ver comigo ou com Wing Chun. Na vida real, eu sou comerciante, eu tenho meu restaurante Eu não preciso do Wing Chun para viver e nem quero ganhar nada com ele. O importante para mim hoje é passar para frente o que eu aprendi há trinta anos atrás, passar para isso não morrer…

Passar pra quem? E fácil achar alguém?

Tem que achar alguém que realmente esteja interessado em aprender e pronto a sacrificar-se o tempo necessário para isso. Alguns pensam que em duas ou trés semanas vão aprender o Wing Chun . Não é assim não. Tem que ter muito dedicação e cada pessoa tem um pensamento diferente. Tem tipos de pessoas tão diferentes. Tem pessoas que quando fala uma coisa já sabem a segunda ! Tem outras que escutam você mas só fazem o que você fala. Você mostra um quadrado e sempre vão fazer esse quadrado. Se você não rodeia, nunca rodeiam. Feito quando ensina matemática. Ensina que 1 + 4 = 5. Só vão lembrar isso e nunca vão descobrir que tem outra maneira também de chegar ao mesmo resultado. Certas pessoas chegam a mais resultado mais rapidamente pois são mais dedicadas e inteligentes. Pois importante e repetir sim, cada dia, dia após dia, mas também entender porque fazemos as coisas de uma maneira e não de outra. E a cada dia de estudo na nossa linhagem você aprende algo de novo. O importante é nunca esquecer o que o professor fala pois um dia ira entender.

