Agência Estado

O judoca brasileiro Leonardo Leite conquistou na madrugada deste sábado a medalha de ouro na categoria meio-pesado da etapa de Samoa da Copa do Mundo. Leite chegou ao lugar mais alto do pódio ao vencer o chinês Jinling Yuan por ippon, quando faltavam apenas 32 segundos para o fim da luta.

Com a vitória, o brasileiro coroou uma grande campanha nas Ilhas Samoa, onde venceu todas as lutas por ippon. Na primeira rodada, bateu o australiano Patrik Kelly e, na fase seguinte, só precisou de 22 segundos para superar o neozelandês Jason Koster.

Já o brasileiro Flávio Canto, bronze em Atenas/2004, ficou com a medalha de prata, ao ser derrotado pelo canadense Guillaume Perrault por um wazari na decisão. Canto, porém, mostrou forte desempenho antes de chegar à final.

Em sua primeira luta, derrotou o australiano Joshua Phillips por ippon, em apenas 37 segundos. Em seguida, superou Michael Cano, da Nova Caledônia, em 32 segundos. Na semifinal, o brasileiro foi ainda mais rápido. Venceu o checo Libor Svec em somente 12 segundos.

Anúncios