Tags

, , ,

Daiane dos Santos

Daiane dos Santos

« Pega em um exame antidoping realizado em 2 de julho, a ginasta Daiane dos Santos pronunciou-se pela primeira vez desde que o resultado positivo foi divulgado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Campeã mundial do solo em 2003, a atleta admitiu que, de fato, utilizou a substância proibida furosemida, mas não teve intenção nenhuma de se beneficiar.

 

 

Daiane diz que nem benefício houve, pois sequer perdeu peso com o tratamento – a furosemida é um diurético, além de mascarar o possível uso de outras substâncias proibidas.

Questionada se considerava-se “ingênua” ao fazer o tratamento estético, Daiane disse que sim. “Fui desatenta. Achei que poderia fazer esse tratamento estético… todo mundo faz, tem gente que faz lipo, eu fiz um tratamento estético“, comentou Daiane. Em abril, a também brasileira Daniele Hypólito passou por uma lipoaspiração a fim de atingir o peso ideal para competições.

Daiane tive até o dia 13 de novembro para apresentar sua defesa à FIG. “Espero que eles levam em consideração todo o meu histórico, pois já me submeti a vários exames e nunca deu nada. Essa substância não me ajudou em nada, não estou contando somente uma história bonitinha”, garantiu a ginasta. »

Os diuréticos  são produtos que ajudam na perda de fluidos conteúdo no organismo. Contribuíam para a perde hídrica impedindo parcialmente a reabsorção da agua, ou seja aumentando a quantidade de urina eliminada. Os diuréticos mais potentes podem chegar a eliminar até 6 litros de urina por dia.

Os diuréticos são proibido durante e fora das competições , fora a drospirenona que fica de uso legal. Os diuréticos e outros agentes dissimuladores representam a 5a categoria de medicamentos em termos de freqüência de utilização (6,7% dos controles anti doping no mundo). As substâncias mais procuradas são justamente a furosemida e os hidroclorotiazide ( 30 % dos casos de utilização de diuréticos)

Os agentes dissimuladores são produtos compostos utilizados para esconder ou dissimular a presencia de medicamentos proibidos específicos durante um controle anti-doping. Esses produtos podem alterar ou dissimular substancias proibidas na urina. Os diuréticos podem ser considerados tal como agentes dissimuladores pelo fato do poder diluente da urina que permite diminuir a concentração da substancia proibida eliminada pelo organismo.

O Código Mundial Anti-dopagem reconhece o direito dos atletas de poderem realizar o melhor tratamento possível em caso de doença. Mas se necessitar de tomar um medicamento contendo uma substância proibida, precisa-se contactar a Federação Internacional ou a Agência Nacional Anti-dopagem de forma a tomar conhecimento dos procedimentos e critérios inerentes às Autorizações de Utilização Terapêutica (AUT). Antes de solicitar uma AUT, recomenda-se que consulte o seu médico, o qual deverá verificar se não existe uma alternativa terapêutica que não contenha substâncias ou métodos proibidos. Se a alternativa terapêutica existir, a sua AUT será recusada e o tratamento da sua doença retardado.

No caso da Daiana, a mesma afirma que não sabia da presencia de uma substancia proibida no medicamento por ela utilizada. Infelizmente isso não pode ser suficiente para exonerar ela de qualquer responsabilidade.

Primeiro porque é da responsabilidade do seu medico de verificar, devido ao seu estatuto de esportista de alto nível, se o uso de qualquer substancia ingerida esta em acordo com a leis desportistas internacionais. Ora qual é hoje o medico que ainda ignora a total proibição feito a um desportista de alto nível de ingerir ou utilizar diuréticos sob qualquer forma.?

Segundo porque a própria agencia anti doping considera que devido a regra de responsabilidade objetiva considerada na regulamentação anti doping, a pessoa humana esta responsabilizada por qualquer produto absorvida por ela, que o produto fosse prescrito, dado ou aconselhado por qualquer outra pessoa.

Se um atleta esta controlado positivo, a não ser em situação extremamente rara quando ele pode provar que o medicamento foi administrado fora do seu conhecimento, ele sera desqualificado ou terá uma punição ou sanções disciplinares.

Anúncios