Tags

, ,

Sifu Yip Man

Sifu Yip Man

Nascido em Namhoi o 14 de Outubro de 1893 na província de Guangdong, Yip Man cresceu em Futshnan, uma das grandes cidades do sul da China.

 

 

O seu verdadeiro nome era Gei Man, filho de Yip Oi Dor e de Ng Shui.

Começou a pratica do Wing Chun na idade de 6 anos com o grande Mestre Chan Wah Shun. Em 1905, o mestre faleceu mas apos ter pedido ao seu aluno direto Ng Chung Sao de prosseguir na formação do seu jovem aluno. Trais anos mais tarde, a mesma acaba e Yip Man muda-se para Hong Kong onde encontra Leung Bik, filho caçula do grande mestre Leung Jun, mestre de Chan Wah Shun – com quem trabalha até a idade de 21 anos.

 

De 1914 até 1937, trabalha no exercito e na policia.

Em 1937, os Japoneses invadem o sul da China, e durante esses anos de ocupação, Yip Man, na idade de 44 anos, conhece a pobreza.

Entre 1945 e 1949, Yip Man vivendo sucessivamente em Kwong Chow e Fut Shan para de yipmanpraticar Wing Chun durante 2 anos. Na idade de 56 anos viaja para Macau e depois volta morar em Hong Kong onde , a partir de julho de 1950, volta a ensinar em Dai Lam Street no bairro de Kowloon.

De 1953 ate 1954, continua ensinar em Hoi Tan Street tendo com alunos Wong Shun Leung, Wong Kiu, Wong Chaok e Ng Chan. A partir de 1955, dentro dos novos praticantes aparecem pessoas que irão contrinuir para a evolução do estilo Wing Chun no mundo: Lee Kam Sing (Hong Kong), Kan Wa Jeet alias Victor Kan (Inglaterra), Lo Man Kam (Taiwan), Cheung Cheuk Heng alias William Cheung (Australia)…

Em 1957, Yip Man integra novas instalações durante 5 anos. Ele então como estudante uma das maior personalidade que marcou o mundo das artes marciais no XX° seculo: Lee Siu Lung « pequeno dragão » ou Bruce Lee, mas também Mek Po, Yeung Hei, Moy Hat e Ho Kam Ming.

Continua ensinando e dando aulas particulares para outros nomes tal como Wong Chung Wah (Yat Oak Goi Tse), Wong Hei e Hong Jap Sum. Ele morre na sua residencia o primeiro de dezembro de 1972 na idade de 79 anos.

Estudando o estilo de Yip Man, percebemos ele ter recebido 2 ensinamentos diferentes porem de dois professores tendo trabalhado com o mesmo Sifu. Cada um de altura e corpulência diferente, trouxeram influencia também diferente o que pode explicar a riqueza de estilo conhecido no Wing Chun praticado e ensinado por Yip Man. Esse ensinamento de Yip Man não parou de enriquecer-se dessas duas influencias alem do trabalho de pesquisa e da evolução pessoal natural. Importante é ressaltar que quando começa ensinar o Wing Chun em Hong Kong em 1949, Yip Man já tem 56 anos, sua experiencia é muito grande ( já tem 44 anos de pratica no estilo!)

Anúncios